Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Breve comentário sobre o artigo 7º da Lei nº 14.128/2021

Publicado por Marciele Bento
há 3 anos

No último dia 26 (sexta-feira), foi publicada a Lei 14.128/21, trazendo novidades como a dispensa de apresentação de atestado médico para justificar as faltas, quando o empregado estiver com "suspeita" de Covid-19. Principalmente nos casos em que o funcionário esteve em contato com alguém que após teve o resultado positivo para o vírus.

Essa regra é válida para ATÉ 7 (sete) dias de isolamento. Passado esse prazo, interessante que o funcionário apresente um teste PCR negativo e uma declaração para justificar o retorno após os sete dias de isolamento.

A lei alterou o artigo da Lei nº 605, de 5 de janeiro de 1949 - que trata sobre as regras do repouso semanal remunerado e feriados -, e passa a vigorar acrescido dos seguintes §§ 4º e 5º:

§ 4º Durante período de emergência em saúde pública decorrente da Covid-19, a imposição de isolamento dispensará o empregado da comprovação de doença por 7 (sete) dias.
§ 5º No caso de imposição de isolamento em razão da Covid-19, o trabalhador poderá apresentar como justificativa válida, no oitavo dia de afastamento, além do disposto neste artigo, documento de unidade de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) ou documento eletrônico regulamentado pelo Ministério da Saúde.”(NR)

O que vocês pensam a respeito da novidade? Me conte nos comentários.

  • Publicações16
  • Seguidores13
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações3077
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/breve-comentario-sobre-o-artigo-7-da-lei-n-14128-2021/1185405651

Informações relacionadas

Petição Inicial - TRF01 - Ação Indenizatória Decorrente da Lei 14.128/2021 - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Uniao Federal

Igor Guimarães, Advogado
Artigoshá 3 anos

Vitória dos profissionais da saúde! Aprovada Lei 14.128/2021!

Laíza Gnoatto, Advogado
Artigoshá 3 anos

Lei nº 14.128/21, poderá autorizar indenização aos profissionais da saúde vítimas da Covid-19

Thiago Noronha Vieira, Advogado
Artigoshá 8 anos

Qual prazo para apresentar atestado médico no trabalho?

Petição Inicial - TRF03 - Ação de Concessão de Compensação Financeira Decorrente da Covid-19 - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra União Federal

9 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Texto claro e objetivo, parabéns! continuar lendo

Obrigada, Cássia! continuar lendo

Olá Dra. veja se meu raciocínio esta correto, essa regra vale para os casos em que a empresa não custeia e tampouco se disponibiliza pagar o teste, não faz sentido ficar em casa por uma "suspeita", quando a empresa custeia ou faz o teste de covid-19 continuar lendo

Olá, Adimilson. Obrigada pelo comentário. Se a empresa custear, sim. continuar lendo

Vale para qualquer empregado, independente da sua função? continuar lendo

Boa tarde. E se exame der negativo gomo fica estes dias que ficou esperando resultado?

Silvia continuar lendo